CORTAR, RENEGOCIAR, DIMINUIR E INOVAR: AS PALAVRAS DA VEZ PARA AS EMPRESAS

CORTAR, RENEGOCIAR, DIMINUIR E INOVAR: AS PALAVRAS DA VEZ PARA AS EMPRESAS

Já se passaram alguns meses desde a chegada do novo coronavírus ao país, causando a maior crise sanitária dos últimos cem anos. No âmbito dos negócios, o Brasil foi fortemente impactado pelas medidas de isolamento social adotadas para mitigar o estrago causado pelo vírus. Diante desse cenário, as empresas estão buscando maneiras de se adaptarem ao “novo normal” (sic).

Para não se juntar às estatísticas de falência (mais de 600 mil empresas já fecharam as portas neste ano, segundo o SEBRAE), o empreendedor precisa avaliar a situação financeira do seu negócio de modo realístico, incluindo todas as novas variáveis que puder vislumbrar. Empresas que geraram caixa antes da pandemia e não possuem dívidas estão fortalecidas para suportar por mais tempo os imprevistos impostos pela conjuntura atual. Essa liquidez é importante não só para amortecer o impacto negativo nas receitas, mas também para garantir uma reserva que permita agilidade de adaptação e recuperação mais rápida.

O corte de custos é a primeira iniciativa dos empresários, porém é necessário atentar-se para a relação diminuição de custos x qualidade do produto/serviço, que é particular para cada empresa. Os recursos tecnológicos e a automação costumam ser bons aliados para ganhos de escala e eliminação de desperdícios. Estruturas compartilhadas, iniciativas de colaboração e desenvolvimento de parcerias também devem ser consideradas.

O governo brasileiro instituiu algumas ações emergenciais para auxiliar as companhias. Ao obter o empréstimo subsidiado, o foco deve estar nas despesas inadiáveis e essenciais para a operação. Em seguida, quando possível, uma opção interessante são investimentos para diversificação dos negócios, a partir de estudo de novos produtos, novas linhas de negócio ou exploração de serviços agregados, aproveitando a própria estrutura ou desenvolvendo parcerias.

Os hábitos de compra mudaram, com a prioridade dos consumidores voltada aos produtos essenciais, como alimentação e itens para cuidados com a saúde. (Re)conhecer seu público-alvo, entender como o cenário atual está afetando o seu mercado e mapear quais necessidades seus clientes apresentam atualmente são ações fundamentais para fortalecer o relacionamento com os atuais e direcionar a prospecção de novos. Consultá-los, por meio de pesquisa ou simples contato, para identificar possíveis benefícios a serem oferecidos aproxima sua marca e cria laços. Por outro lado, deve-se estar preparado para resolver os eventuais problemas, revendo os canais de atendimento e garantindo um contato remoto eficiente.

Apesar de todo o caos para algumas empresas, aquelas que conseguirem mapear e atender as novas tendências de comportamento possuem potencial para crescimento, mesmo durante a pandemia.

Os setores que oferecem soluções de segurança (saúde física, mental e financeira), ferramentas para desempenho do trabalho remoto e adequações das residências (atividades indoor) saem na frente nessa disputa. De um modo geral, as empresas que conseguirem fazer associações e atuarem em cooperação (economia colaborativa e sustentável) podem adquirir experiências decisivas para manter a saúde do seu empreendimento.