O olhar do Google para as PMEs

O olhar do Google para as PMEs

Uma notícia animadora para pequenas e médias empresas foi recentemente divulgada. O Google anunciando o lançamento de uma ferramenta para auxiliar esse tipo de empreendedor a ganhar mais visibilidade na internet e, consequentemente, ajudar o negócio a prosperar. Chamada de “Google para PMEs”, a plataforma foi pensada para quem está dando os primeiros passos no empreendedorismo e quer/precisa mergulhar no universo online.

Na prática, o usuário fornece informações básicas sobre o seu negócio e recebe de volta sugestões de planos de ação, de acordo com o objetivo da empresa. Podem ser: aparecer em resultados de busca, alcançar mais clientes ou ganhar eficiência no dia a dia. A plataforma é gratuita, mas alguns serviços oferecidos demandam assinatura de planos pagos. Ainda assim, vale a pena ficar de olho.

O Brasil é um dos cinco maiores mercados para as plataformas do Google

A iniciativa do Google não chega a ser surpreendente, visto que a empresa se dedica a oferecer soluções para empreendedores há bastante tempo. Algumas delas são o Google Meu Negócio e até mesmo o Google Ads e Google Adsense – afinal, não estamos nos referindo apenas a um mecanismo de busca, mas também a uma empresa de publicidade que gera receitas por meio de anúncios. Existe, ainda, a possibilidade de participar dos treinamentos oferecidos pela empresa por meio do “Cresça Com o Google”.

Todo esse esforço faz ainda mais sentido quando consideramos que o Brasil é um dos cinco maiores mercados para as plataformas da gigante da tecnologia. Segundo o Relatório de Impacto Econômico elaborado pela própria empresa, em 2018, as ferramentas de busca e publicidade do Google ajudaram a movimentar R$ 41 bilhões em atividade econômica no Brasil. O levantamento revela ainda que mais de 60 mil empresas de todo país se beneficiaram de soluções como o Ads e o AdSense.

Olhos abertos para a presença digital

Os números até aqui deixam claro o que não é novidade para ninguém: estar na internet hoje é imprescindível para alavancar negócios, e isso independe do tamanho ou do setor da empresa. Contudo, ainda há quem não olhe com atenção para o digital.

Um exemplo básico: quantas vezes você se deparou com uma loja interessante e, quando procurou no Google, simplesmente não encontrou o site? A ausência do endereço eletrônico pode estar atrelada ao fato das redes sociais terem ganhado força nos últimos anos e, por esse motivo, algumas empresas supervalorizarem sua presença nessas redes, em detrimento da página oficial na web. Mesmo assim, ter um site ainda faz diferença do ponto de vista estratégico.

Segundo o próprio Google, seis a cada dez potenciais consumidores descobriram empresas pelo seu buscador, em 2018. Em complemento, o fato de consumidores considerarem a empresa confiável, quatro vezes mais, se encontrarem um site, comentários ou respostas a outros clientes.

Que utilidade isso tem?

A ideia é reforçar que, como empreendedores, precisamos estar antenados às novidades da internet e em como utilizá-las a nosso favor.

A menção ao site é apenas um exemplo para mostrar que apostar em uma página, com boa interface e munida de todas as informações úteis para o público-alvo, pode aumentar a visibilidade do negócio e te ajudar a conquistar clientes. No “Google para PMEs” há, inclusive, um pedido para inserção da URL da empresa e, caso o usuário não possua, existe a opção “Ainda não tenho site” para auxiliar.

A cada lançamento, o Google aperfeiçoa seus mecanismos, permitindo que empreendedores conquistem cada vez mais consumidores e trabalhem de maneira mais eficiente.

Será que temos aproveitado o potencial dessas oportunidades?
O “Google para PMEs” pode ser um bom recurso para começar!!